sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Já a pensar nos doces de Natal...


Pois é amigas, o meu Natal é passado com a minha família mais chegada na minha casita perto de Tomar e há doces que já são veteranos nestes dias...

Pessoalmente, adoro a véspera de Natal, para além de todo o significado religioso que tem, a minha avó Maria fazia anos neste dia. Ela já não está fisicamente entre nós, mas acompanha-me sempre, e então este dia é duplamente especial para mim.

Há doces que estão sempre presentes, as filhós à moda da Beira Baixa, tipo coscorões, mas este ano também vou fazer coscorões verdadeiros, já tenho uma receita óptima, o toucinho do céu, brigadeiros com amêndoa, arroz doce, papos de anjo e o que não pode faltar mesmo é o Molotoff.

Felizmente guardo sempre uma margem de 2 KILITOS para poder engordar entre o Natal e Ano Novo. Todos os anos, para além dos veteranos experimento uma receita nova, quando gostamos, passa a veterana, por isso tenho uma mesa à parte só para doces e depois da ceia de Natal passamos ao serviço self-service e nos dias seguintes, até haver doces, cada um serve-se do que gosta mais.

Depois de ultrapassar o trauma dos vidros, resolvi que vou decorar a mesa dos doces, com pratos "feitos por mim".

Então, mostro-vos este, um prato redondo bem grande e ligeiramente côncavo, que não está uma perfeição, mas acho que dá para o gasto, como se costuma dizer, porque resolvi pôr um guardanapo inteiro, quadrado, num prato redondo e então ficou com umas "rugas no colarinho".
Recortei-lhe o centro e em cima, enfeitei com umas purpurinas e adicionei-lhe tinta pérola metalizada e o verniz.

Como gosto bastante do guardanapo e não tinha outro igual, o prato escapou-se do banho de imersão e comecei-o a imaginar com um grande molotoff, coberto com doce de ovos... estão a imaginar a cena? O contraste do doce de ovos, amarelinho, com o verde do azevinho? Acham mesmo que alguém vai reparar nas rugas do colarinho?

Eu penso que não e se alguém reparar, antes do Ano Novo, dou-lhe um banhinho de imersão e "visto-o com uma roupinha nova".

É a vantagem do vidro: lavadinho e enxuto fica como novo. Onde é que eu já ouvi isto?

Vou deixar aqui a minha última obra antes que diga mais disparates.

Beijinhos e bom fim se semana para todas

10 comentários:

Unknown disse...

Menina! fiquei com água na boca com tanto doces e doidinha pra estar na sua festa de natal que, fiquei a imaginar rsrsrs...
Bom fds!
Bjos!

Eliane disse...

Helena sua lista de doces é divina. Tambem gosto dos doces no natal, Fiquei curiosa e gostaria de te pedir tens receita de toucinho do ceu? eu tenho uma bem simplinha foi a 1ª recita que aprendi com minha mâe. Vamos trocar as receitinhas? um beijo. Meu mail é eliane.martins309@gmail.com

Noelia disse...

Olá Helena! Como meu portugués é bem inicial, há algumas coisas que não entendo... mas o principal sim!
O prato ficou muito lindo, porque voçe fez ele com ilusão e muito amor.
Isso, é o mais importante.
Acho que os doces não tem nada em comum com os doces da Argentina ajajaj mas seguro são bem gostosos :-D

Beijos!

Linda disse...

♥___(`*•.¸ (`*•.¸ ¸.•*´) ¸.•*´)
♥__..::¨`•.¸ *… .OLÁ! *…* ¸.•`¨::..♥
______.(¸.•*(¸.•*´¨¨۞¨¨`*•.¸)*•.¸ ♥

_________(¯`:´¯)▓▓)
_______(¯ `·.\|/.·´¯) Olá ♥
____(▓(¯ `·.⋐(█)⋑.·´¯)▓▓)Amiga♥
____(▓▓(_.·´/|\`·._)▓▓▓▓▓) ♥
____(▓▓▓▓(_.:._)▓▓▓▓▓▓▓▓)
_(▓▓▓▓▓_▌▌_▓▓(¯`:´¯)▓▓▓▓▓)
_(▓▓▓▓__▌▌_(¯ `·.\|/.·´¯)▓▓▓)
__(▓▓____▌(¯ `·.⋐(█)⋑.·´¯)▓)Adorei ♥
___(▓▓___▌▌▓(_.·´/|\`·._)▓)
____(▓___▌▌▓▓ (_.:._)_▓)O Teu
___ (¯`:´¯)▌▌▓▓▓▓▓)trabalho ♥
(▓(¯ `·.\|/.·´¯)▓▓▓)Ficou lindo
(¯ `·.⋐(█)⋑.·´¯)▓▓)Bom final ♥
(▓(_.·´/|\`·._)▓▓▓▓▓▓) de semana ♥
(▓▓(_.:._)▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓)
(▓▓▓▓▓▓) Felicidades♥
(▓▓▓▓) ♥
¯`♥´¯)
`*.¸.*Linda*=*)*,.>§`♥
¸.•´¸.•*¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•´ .•´ ¸¸.•¨¯`♥

Káthia Marchand disse...

Oi Heleninha!
Meu anjo, suas mãoszinhas de fada com certeza vão dar o ar da graça em suas decoupáges e os doces ... hummmmmmmmmmmmmm
Maravilhosos!
*Um ótimo final de semana*


Beijinhos

Carla disse...

Oi helena, amei que tivesses "aparecido" no aniversário do blog e ainda por cima acompanhada daquele comentário super carinhoso, fiquei super feliz. Vais ver quando fizeres o teu aniversário, é uma sensação muito boa a de ter conseguido criar alguns laços de amizade que podem durar muitos anos. Um super beijão, um bom fim de semana e muito obrigado por cada bocadinho que perdes lá pelo blog

Habiba disse...

ola... o pratinho esta lindo!!

Beijinhos

Ângela

GRAÇA disse...

Olá Helena o prato ficou mesmo apropriado ao que está em sima um....um....vontáde de dar uma colherada...
Boa semana
Bjs
Graça

fadinha criativa disse...

Olá mãe!
O prato está muito bonito! Que doce de Natal será contemplado com um prato assim? :)
Olha tens no meu blog um selinho!

Beijinhos!

Anónimo disse...

Eu tb amo a vespera de Natal, tenho tantas boas recordações da minha avó neste dia.
Bjs