terça-feira, 28 de julho de 2009

"Vão de janela?"; "Tapa frestas?"

Como eu já disse anteriormente, há 10 anos atrás adquiri uma casinha, bem velhinha, onde eu recarrego baterias e faço várias coisas que gosto.
A casa é um rés-do-chão alto e tem cave, que antigamente era "loja" onde era feito o vinho, etc.
Quando vi a casa pela primeira vez, no rés-do-chão já era a zona dos quartos e, na antiga loja, era uma sala de estar e cozinha com lareira de chão.
Esta foto, que não passa de uma tábua de madeira decorada, tapa um acesso para exterior: um buraco, ao nível da rua, por onde vazavam as uvas, para depois na loja, serem pisadas...
Este "buraco", do lado da rua está gradeado e com rede e do lado de dentro tinha esta tábua, que estava cheia de parafusos, pregos, enfim, tinha sido aproveitada e posta ali.
Quando estava sentada a ver TV e sentia um vento nas orelhas, olhava para aqui e dizia: tenho de ver se consigo tapar aquelas frestas...
Ao fim de quase 10 anos, a altura chegou, nestas férias em Junho. Em cima dum escadote, retirei a tábua, e vi a desgraça em que estava (preços, parafusos enferrujados...) mas, como era quase à medida e não tinha outra e já tinha começado obra... O meu marido, com a ajuda do W40 conseguiu sacar os parafusos, depois os pregos, foi toda bem lavada, enchi as fendas e buracos com massa, lixei-a e pintei de branco. Entretanto, de novo no escadote, com espuma expansiva, fiz uma "moldura" à volta do buraco para que o vento não conseguisse entrar depois.
Escusado será dizer, que o trabalho ainda não tinha terminado... A moldura que vêem na foto foi encontrada no sótão, com meio espelho partido e em muito mau estado. Tirei os restos do espelho, limpei-a e passei-lhe verniz de Judeia. Resolvi aproveitá-la nesta tábua, fazendo um esponjado no espaço restante.
Está o que se vê, se fosse hoje, não é que já seja artista, estaria mais perfeita, mesmo assim, dá-me gozo olhar para ela, a moldura velha e desprezada parece um quadro e eu cumpri a minha missão: já vemos TV sem aragem nas orelhas.
Desculpem o testamento, mas é equivalente ao trabalho que me deu. Se tiverem paciência para o ler estão aptas para fazer qualquer coisa.

1 comentário:

Ângela disse...

Adorei os seus trabalhos de new look estão 5 estrelas.

Bjs

Gelinha