sábado, 12 de dezembro de 2009

Cá está o meu Desafio de Natal "enjaneleirado" - PAP

Inspirei-me nos avisos nas portas e janelas de lojas: Aberto, Fechado, Volto Já e resolvi que o meu seria Boas Festas, para quem resolver visitar-me no Natal e também por achar que o meu Desafio de Natal merecia um lugar de destaque.

Acham que fiz bem?


Eu, sinceramente, adorei o resultado. Não consigo passar por ele sem sorrir e tudo isto sem um único pontinho de costura...

Tenho a explicar que parece um bocadinho torto, mas juro que está super direitinho.Foi do ângulo em que tirei as fotos... com as pressas...

Com as fotos, resolvi fazer o meu peimeiro PAP.

Lembram-se desta foto?
Pois é, com estas duas tiras de madeira que vieram a apoiar um fogão que comprei, resolvi fazer um suporte para pendurar uma tela ou um quadro e esconder esta peça de museu: o quadro de electricidade que "herdei" quando comprei a casota de Tomar.

Não é pelo quadro que até acho giro, assim como a instalação eléctrica, bem antiga, que mantenho, mas sim, por depreender que devem ter feito várias tentivas para o deixar direito, a ver pelos buracos que ficaram à vista, mas mesmo assim ficou torto, como podem ver e não é da foto.

Assim, medi a profundidade do quadro e serrei uma das ripas e preguei-a à ripa maior.
Depois duma pintura de pinho mel, para ficar igual à mobília, fiz novos buracos e aparafusei-a à parede.
Dá para verem o desnível...
Resolvi então não aplicar uma tela, mas sim um painel de cortiça:
Aqui também já estava "maquilhado" com o pinho mel e ao experimentar colocá-lo, até me surpreendi a mim mesma: tirei tão bem as medidas, que ele está simplesmente encaixado no suporte, sem ser preciso mais nenhuma ferragem.
Depois resolvi acolchoá-lo...

Cortei tecido gorgorão bordeaux (uma das cores dos sofás que tenho nesta salinha de entrada) e encaixei-o por dentro da moldura...

É a partir daqui que vão começar as variações. Vou manter esta base para pôr futuros trabalhos de ponto cruz, pendurar molduras com fotos ou uma tela magnética, quem sabe o que me vai surgir?
Para já, está como viram no início. Com um voile natalício, engendrei uma cortinas.Com uma fitinha de cetim, fiz os lacinhos e está o resultado que vêem.


19 comentários:

Carla disse...

Amei a ideia, genial mesmo e o resultado cinco estrelas. beijão e um bom fim de semana

la verdad oculta del ser disse...

¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨) ¸.•´¸.•*´¨)
(¸.•´ (¸.•` * ¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
........|___|...VENGO A DESEARTE
........|000|...FELIZ NAVIDAD
........|000|...LLENA DE LUZ Y AMOR
........|000|...Y PROSPERIDAD
........|000|... FELIZ AÑO NUEVO 2010
.........\00/.... Q ESTE AÑO SEA CARGADO
..........\0/..... DE BUENAS VIBRACIONES Y BUENOS DESEOS
...........||...... PARA TODOS, SON LOS SINCEROS DESEOS
...........||...... DE ANA
...........||......
.........._||_....FELI... FIESTAS!!!
♥¸.•*¨)¸.•*¨)
(¸.•´♥♥.¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨) ¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)★¡¡¡Feliz Navidad!!!

Ana Rita Teixeira disse...

Olá! Excelente ideia! Ficou muito giro! Parabéns! Beijocas e bom domingo!

Calma que estou com pressa! disse...

oi amiga! O TEU DESAFIO FOI UM DESAFIO E TANTO HEIN! FICOU LINDO E COM ESTA MOLDURA ENJANELADA(COMO TU A CHAMOU) FICOU MAIS LINDA! E TU NÃO PARA DE INVENTAR - GOSTEI DA IDEIA DO PAINEL PARA COLOCAR TUAS ARTES!
BJS

Aldora disse...

Olá aboborinha Linda ainda não tinha vindo aqui pois queria vir com calma e comentar Depois de bem sentada pois aqui merece uma vista como deve ser. Linda a sua ideia eu aqui alguns anos na casa que hoje é da minha filha mais velha na altuta o quadro da luz tinha porta mas era tão feio aquela porta, o que fiz para resolver aquilo, foi eu e elas as três juntas fizemos em esmirna um tapete que depois pregamos naquela porta horrorosa tem uns anjos quando fôr a casa da filhota a ver se fotografo, foi obra feita em conjunto pois era uma porta grande mas ficou bonita.
Temos ideias semelhantes. A sua ficou muito bonita.
Beijinhos
Bom Domingo
Aldora

Herondina disse...

Bom.... deixe-me dizer, que ficou obra de artista.
Como fica bem esse quadro a ponto cruz na "janelinha".
Boa semana.
Beijinho

fadinha criativa disse...

Bem grande trabalho que tiveste, mas o resultado final ficou mt bonito e tá mt original!
Espero k tenhas tido um bom fim de semana!
Tens um vale/selinho no meu blog.
Beijinhos!

Faniquito disse...

Oii amiga !!!

Que legal...vc adora inventar.Gosto muito dessas soluções.Mas devo dizer que vc se superou...pois o teu painel terá muiiiiitos usos, adorei essa idéia.

A janela ficou liiinda e o teu relato deixa claro que vc adora o que faz...e isso não tem preço,né.Por isso que sempre dá certo.:)

Uma linda semana

Beijinhos

Ana

Diana disse...

Olá Helena, ficou mesmo maravilhoso.Adorei:)
Super original, Parabéns.

Beijinhos e boa semana

Rute disse...

adorei a ideia ficou super giro... parabéns pela inspiração...

boa semana

beijos

Unknown disse...

OI, OBRIGADO PELAS DICAS E PELO CARINHO,
VOCÊ É D+!
ABRAÇOS COM CARINHO E BOA SEMANA.
MARLI

Pintinhas disse...

Olá gostei tanto dos teus trabalhinhos, são lindos. O meu quadro já lá está com a moldura!

O desafio dos bonecos ficou muito bonito, nesse eu não participei.

Káthia Marchand disse...

Sabe meu anjo, quando eu venho aqui eu adoro ler suas postagens, adoro saber que de alma e de coração as coisas da sua casa vão acontecendo de forma uma construção de uma casa! Cada tijolinho vai subindo e mostrando como a sua alma é.
Tão lindos trabalhos e este último reflete as portas abertas do seu coração para a paz e o amor!

Muitos beijinhos

Patty disse...

Olá!!!

A Senhora Dona Helena é uma mulher e peras. Mostra o seu lado mais feminino com os bordados e o seu lado mais "surviver" com a bricolage. Desde as telhas, à porta da coelheira e agora este "disfarça contador", cada vez me surprende mais. E deixe-me que lhe diga, sempre pela positiva.
É sempre agradável espreitar o seu cantinho, sempre cheio de novidades!

Jokinhas fofas :)

Quinha disse...

Oi Helena!
Amei teu blog,o teu quadro e tudo mais que vi por aqui.
Vim conhecer teu blog já que o nome bobrinha madura me chamou atençäo.
Parabens voce é cheia de idéias bonitas.
Boa semana!
Bjs

Márcia Galti disse...

Olá
Que graça, obrigado por nos dar o pap.
está lindo bem como os outros trabalhos!!


Beijo e boa semana!
Márcia

Habiba disse...

Ola... ficou bem lindo!!

Beijinhos

Ângela

Cafofo da Mônica disse...

AMIGA,ESTOU MUITO FELIZ DE TER RECEBIDO SUA VISITA E SUAS PALAVRAS TÃO CARINHOSAS.

SUA IDEIA FICOU LINDA!!!!!
AMEI MESMO,MAS NÃO TENHO MUITO JEITO COM MADEIRAS E MARTELOS.
MAS QUE FICOU MARAVILHOSO ISTO LÁ FICOU AMIGA!

BEIJOS NO CORAÇÃO,
MÔNICA BEATRIZ.

Sofia Sá disse...

Está uma ideia gira, gosto do resultado final.

Beijos

Joana e Sofia