segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Bolo Inglês??? Não,não. Bôla Portuguesa made by Helena


Coisa linda, não acham?

Para não estranharem, vou contar-lhes a história da minha bôla de carne:
No fim de semana passado, estava eu na minha casota da terra, pensei em fazer uma bola de carne.
Nas minhas andanças pela net, li algures: ... utilizei o programa massa...que demora hora e meia... e então, fui confirmar se a minha máquina do pão tinha esse bendito programa, e claro, tinha. Eu é que sou sempre a mesma despistada.
Decidi:
- É hoje que te vou experimentar. Fui logo às revistas de culinária, pois tinha a certeza que numa delas vinha uma receita de bôla de carne...
Não sei se também vos acontece, as coisas que procuro, parece que se escondem na hora de eu lhes querer pôr a vista em cima.
E a receita eclipsou-se mesmo.
Não desarmei: eu quero, eu quero mesmo, vou inventar.
Pensei na receita de pão que já aqui postei, fiz umas alterações, coloquei a "Maria" a trabalhar, mas fui observando o que ela fazia, sim que eu em Lisboa não tenho máquina de pão e muitas das minhas seguidoras também não têm e a fominha quando chega é para todos.
Reparei que a máquina bateu durante uns 30m, sem se esforçar muito e o resto foi para a massa descansar...
Depois de hora e meia, despejei a massa em duas versões, como podem ver:

Tapei com a restante massa e fepois coloquei no forno.
Depois de cozido ficaram assim:
Bom aspecto, não? Pensei que as cernes assentassem, mas não, ficaram quietinhas, o que não gostei muito, é que os olhos comem primeiro.
Neste Sábado, em Lisboa, resolvi repetir a receita, mas desta vez, batida com batedeira .

Coitadinhas, vocês são mesmo pacientes. Falta o mais importante: a receita:


- 4 dl de leite
- 50g de margarina
- 1 ovo
- 500g de farinha Branca de Neve para brioche
- carnes a gosto:
a 1ª que fiz, tinha chourição, fiambre e bacon cortado
a 2ª: cortei linguiça, fiambre e presunto
Em ambas não coloquei sal, porque as carnes já têm. Também não levaram fermento porque a farinha já tem.
Ficaram muito fofas, parece massa de pão de leite, ligeiramente adocicada, deve ser do tipo da farinha.
Ah, falta explicar como fiz:
Coloquei o leite ao lume, para aquecer, juntamente com a margarina. Deitei para a tijela e bati com o ovo e fui juntando a farinha, batendo sempre.
A massa estava morninha, tapei-a com um pano e coloquei mais uma mantinha e deixe-a descansar 30m.
Ao fim deste tempo, misturei as carnes cortadas, sim, porque elas comportam-se muito bem e não saem de onde as pomos.



Foi ao forno 40m a 180º e ficou assim:

Ainda ficou maior e mais fofa do que batida na máquina do pão e depois ao cortar as fatias, fica com um aspecto de encher o olho, como mostra a 1ª foto.


Vamos a experimentar meninas, para depois me contarem como ficou.

Beijinhos

6 comentários:

Faniquito disse...

Oi, amiga !!!

Só de ver, posso concluir que nem preciso experimentar para saber que está prá lá de boa... deve estar sim, deliciosa.

Aiii que saudades desses quitutes de deuses e de quem os fazia tão bem. "Bateu" uma saudade ...da boa.:)

Beijinhos

Ana

sabor e saberes disse...

Deve ser mesmo muito boa, a avaliar pelo aspecto.
Bjs

Soraia Melo disse...

Amiga, ja estava com saudades! Obrigada pela receita...os paes parecem mesmo deliciosos, acho que vou tentar achar essa farinha aqui nos EUA...rs
Tenha uma otima semana!!!
beijos
Soraia Melo

Eliane disse...

Oi menina esse pão aqui no Brasil se chama pão pizza e fica uma delicia eu faço e asso n maquininha de pão. O seu deu até agua na boca!!!!!

Adelaide Mesquita disse...

Olá Helena!
Eu também costumo usar essas farinhas que acho que são óptimas.
Este fim de semana também fiz uns pãezinhos com chouriço que voaram todos. Mas para o pão com chouriço eu utilizo a farinha de pão branco(rotulo azul) é mesmo muito boa.
A de brioche utilizo para fazer bolo rei ou bolo rainha(sem fruta cristalizada) Fica muito bom.
Amasso tudo na MFP. Se quiser as receitas eu tenho pois eles costumam mandar-me uma revista que têm. É só dizer, que eu mando-lhas.
Beijinhos

GRAÇA disse...

Que bom ,a minha ma~e costumáva fazer bolo Ingles que era uma maravilha uhuhuh
Bjs
Graça