quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Um bolo com muita vitamina C

Este Sábado passado dediquei-me um pouco às goluseimas.



Depois da bôla de carne foi um bolo de laranja.



Nesta altura do ano a laranja está acessível, e além disso tem muita vitamina C, que previne as constipações, que também gostam muito de nos visitar nesta época.



Este bolo é muito simples:



6 Ovos

16 colheres de sopa de açúcar

16 colheres de sopa de óleo

16 colheres de sopa de farinha

1 colher de chá de fermento

5 laranjas (sumo)



Separam-se s gemas das claras.

Batem-se as gemas com o açúcar, acrescenta-se o óleo, o sumo de 3 laranjas, a farinha e por fim envolvem-se as claras batidas em castelo.

Vai ao forno em forma untada. Coze cerca de 30m em forno a 180º.

Desenforma-se, espera-se que arrefeça, pica-se com um garfo e rega-se com o sumo das outras 2 laranjas.



O bolo fica fofo e não muito doce. É muito agradável.



Quando o desenformei ficou assim: um pouco "esparramado" porque a forma que utilizei era grande demais. A adequada está na terra.


Depois de regado com o sumo de 2 laranjas, decorei-o com fios de ovos e pepitas de chocolate como mostra a 1ª foto.



Enquanto eu estava na cozinha, os meus dois gatões descansavam... O Jimmy está enorme e lindo.


Ainda bem que sempre adorei fotos, senão não acreditava que ele tivesse sido assim:



8 comentários:

Diana disse...

Olá Helena, eu não sou grande apreciadora de bolos com laranja (nem de cenoura) são dos poucos que não ligo...mas o meu filho adora e as laranjeiras do quintal têm tantas que vou ver se no fim de semana faço;)
A bola de carne costumo fazer muitas vezes, o marido adora:)
O teu gatinho está um gatão hehehe.

beijinhos

Marly disse...

olá, Helena,
Estou chegando cá agora e já vi que temos pelo menos duas coisas em comum: o amor à culinária e aos bichos (vá lá que seja a um bicho em especial, rsrs). Gostei das receitas!
Vou me incluir entre os seguidores do teu blog!

Bj.

Káthia Marchand disse...

Heleninha ... sabes que eu estou adorando essa tua culinária?
Hahahahaha ... tá uma delícia chegar aqui e ver esse ambiente maravilhoso, aconchegante e cheio de carinho.
Duas imagens que não dá para separar que são este carinho com o bichano e que traz consigo uma dedicação por ter sido bem cuidado e bem amado.
E a segunda, e este marido dedicado, amoroso, companheiro, hoje em dia o Amor está a esfriar... sabes?!
Graças a Deus tens uma família maravilhosa.
A postagem de hojé é simplismente linda!

Beijokas com cheirinho de laranja da terra!Rsrsrsrsr

Soraia Melo disse...

Amiga adorei a receita, minha mae costumava vazer um bolo de laranja que me parece delicioso como o seu.
Obrigada pela receita querida!!
beijos
Soraia Melo

sabor e saberes disse...

Com muita vitamina e muito bonito.

A minha mãe tem um gato igualzinho a este.
Bjs

SEMPRE A APRENDER disse...

Olá Helena! Sabes que aprendi a fazer este bolo de laranja,só que sem os fios de ovos,quando andava no 2º ano do liceu? Nessa altura tinha uma disciplina extra-curricular de culinária.É um bolo que por vezes faço pois não é muito doce.

❤Artes da Guida❤ disse...

Também eu adoro gatos e abóboras. e este bichano bébé, é lindo...faz-me lembrar todos os que já tive e que já se foram, e vontade de ter outra vez um exemplar dessa espécie tão adorada pelos antigos faraós. Aliás, uma apaixonada pelo Egipto como eu, que adora gatos e cujo signo é a Deusa Gata, tá tudo interligado :) Continue a ser sempre uma protectora dos animais, principalmente dos gatos. beijinhos e bim fim-de-semana.

Jesus puro amor disse...

Parabéns pelo blog.
Jesus te ama
“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Romanos 10:9″
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. João 1:1-4″