
A minha 1ª experiência em vidro que chegou ao fim...
Disse, numa "postagem" anterior que eu e o vidro estávamos de relações cortadas...
Passo a explicar: Quando entrei pela primeira vez numa loja de artes, só sabia que havia guardanapos bonitos para fazer decoupage, mais nada.
O senhor que me atendeu, muito simpático, enquanto eu escolhia os guardanapos, fui fazendo perguntas sobre decoupage em madeira, telhas, que cola a utilizar, etc., e ele deu-me várias dicas muito úteis. Acabei por comprar vários guardanapos, uma caixa de madeira, algumas tintas, pincéis, cola e verniz.
Em casa, fiquei a olhar fascinada para os materiais e, com medo de estragar a caixa de havia comprado, comecei por uma caixa pequena dos chineses, que foi a minha primeira experiência em decoupage e que também está bo blog.
Ao falar com uma colega, ela disse-me que o mais fácil eram os vidros... Resolvi então fazer uma torteira. Colei o guardanapo, a cola ficou transparente e depois pintei. Quando peguei no prato e o virei de frente para mim, vi que a cola se tinha tornado branca e manchado o guardanapo. Não me dei por vencida... tudo debaixo de água e de novo ao ataque: aconteceu o mesmo e foi um guardanapo "à vida".
Pensei eu: se isto é o mais fácil, desiste Helena, és mesmo naba em meter-te nestas aventuras!!
Ao serão voltei ao ataque, peguei no prato e fiz umas experiências com vários pedaços de guardanapos de várias cores e desenhos que eu já tinha em casa e a cena repetiu-se: ao pintar, a cola ficava branca e sujava o trabalho...
No dia seguinte voltei à loja e contei o que se passou, o senhor disse-me: querem ver que eu lhe vendi a cola errada? Apontei para um frasco e ele confirmou: ah!, essa não dá para vidros, é só para superfícies porosas. Sosseguei-o, pois eu tinha comprado uma caixa e falei-lhe em telhas, eu é que resolvi experimentar o vidro. Vendeu-me então uma cola para vidros, comprei um guardanapo igual ao que tinha estragado e fui logo fazer a experiência quando cheguei a casa..., mas depois de colar o guardanapo, peguei no prato com todo o jeitinho e fui pô-lo ao pé da janela para secar mais rápido, aí quando larguei o prato, um bocado de guardanapo colou-se ao meu dedo e lá se foi metade do guardanapo...., guardei o prato e ontem por via das dúvidas não peguei no mesmo, mas sim num redondo, mas acho que não ficou muito mal. Aguardo os vossos comentários.
Entretanfo fui de férias, comecei com as telhas e as reciclagens e o vidro foi ficando para segundas núpcias.
Moral da história: é costume dizer-se que o material tem sempre razão, mas não foi o caso. Inicialmente a culpa foi mesmo da cola.