sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Mais um naperon em crochet...





Olá amigas

Queria desejar um bom fim de semana a todas e, deixo-vos com um naperon que fiz há já 18 anos.

Vocês devem dizer: que treta... esta mulher fala em anos como se fossem dias... há 18 anos... apeteceu-lhe pôr este número...

Eu digo isto porque se eu, não fosse eu, pensaria assim, até acho lógico. A postagem anterior que fiz, disse: "antes de ter feito 18 anos", na outra atrás: "tem mais de 25 anos".
Acreditam que só hoje ao estar a escrever esta mensagem e ao fazer as contas aos anos em que fiz este naperon é que me dei conta que os trabalhos que mais gosto estão associados a fases e factos da minha vida?
Este naperon está associado a um facto muito triste e ao início de uma fase muito má da minha vida: ter ficado viúva em Outubro de 1990 com duas filhas de 3 e 9 anos. Sei que o fiz já depois do Natal, portanto em 1991, para estar pronto antes de 3 de Abril, data em que a minha filha mais nova faz anos. O crochet serviu como uma terapia, um antidepressivo, para não pensar na vida enquanto me guiava pelo gráfico...
Bom vou mudar de assunto, na próxima 2ª feira vou amadurecer ainda mais, faço 51, e anteontem tive um percalço na minha saúde, que me entristeceu e quando estou em baixo, eu tenho de ir mesmo ao fundo do poço, para depois voltar para cima e recomeçar a viver (há 19 anos deixei de parte a outra opção, que era ficar no fundo do poço...) Então, ontem, já que estava em baixo fui fazer um novo corte de cabelo, quase todas as mulheres gostam de ir ao cabeleireiro, eu detesto, assim, em vez de estragar um dia em que me sentisse bem, estraguei ainda mais, um, que já estava mau.
O cabelo até ficou giro, e quando voltei ao trabalho dei comigo a pensar: bom, pensava que não chegava aos 50, será que me enganei e que me fico nos 50? Se assim for, pelo menos vou de cabelo arranjado.
Já viram que pensamento mais mórbido? Acho que é este espírito de "maluquinha" que me traz em pé há 19 anos.
Agora mudando mesmo de assunto, este naperon é rosa, faz muita vista na mesa castanho escuro e é o que tenho a uso actualmente.
Desculpem este desabafo, mas como já partilhei com vocês coisas que eu pensava que só me tinham acontecido a mim, resolvi partilhar esta, para verem que apesar de tudo vale a pena viver e estamos sempre a aprender coisas novas e hoje até me apetecei viver outro tanto para poder fazer o que tenho em mente.

13 comentários:

GRAÇA disse...

Boa noite,está muito bonito ....gosto muito.
Bom fim de semana e beijinhos
Graça

DRIKA TREVILATO disse...

Olá querida Aboborinha :)
Eu também tenho trabalhos de 18, 20 anos, que guardo com muito amor. Fazem parte de nossas vidas e algumas vezes nos dão saudades, orgulho ou tristeza... Amiga, adoro vir aqui, ver teus trabalhos e ler teus posts. E quanto aos revezes, coragem que no final tudo dá certo... Se ainda alguma coisa não deu certo, é por que não chegou o final ;)
Fico torcendo por você. Aqui, bem do outro lado do globo, mas com muita sinceridade!
Um lindo final de semana pra você!
beijos, bjks
Drika

mahese disse...

Olá Helena!
O naperon está muito bonito e tem um grande valor...é um objecto que te ajuda a recordar...com essa idade já sabes que durante as nossas vidas temos sempre coisas para recordar...coisas boas e coisas más...é isso a vida!
Descobri que tenho quase a tua idade...e que também tenho o teu nome... que também já fui ao fundo...mas que é bom reviver...existem certezas? incertezas?
Quem nunca lhe aconteceu?
a vida é assim...temos que aprender a viver e outras vezes a reviver!
bjs
Mahese

Káthia Marchand disse...

Amiga,
Não importa a quantidade de tempo, só usamos esta palavra prá na verdade medir algo que faz parte de nós sem pedirmos.
Todo esse tempo só te faz mais madura, e mais experiente, e a nós a confirmação de uma mulher que sabia o que queria e chegou lá!!!!!


beijokas

Sofia Sá disse...

Parabéns pelo blog, tem trabalhos muito bonitos, adoro as rendas.
Já sou seguidora, gostava que seguisse o meu e o da minha filha Joana e comentasse.
cantinho-da-mama.blogspot.com

Bom fim de semana

Beijos

Joana e Sofia

Teresa disse...

Ola!Helena
amiga, passa no meu blog, tem vários prêmios pra vc
bjos
Teresa Grazioli

Eliane disse...

Pequena Helena, nosssa vida é feita de percalsos, Sem eles não estarias aqui hoje a nos mostrar trabalhos tão lindos, desabafe sim, somos humanas e devemos dividir nossas alegrias e tristezas, sentimento quardado estraga a vida. Tambem gosto dos numeros do passado, por exemplo meu enxoval de noiva já tem 30 anos, "namoro" a 16 anos o mesmo rapaz, começei uma toalha de croche a 21 anos e não acabei ainda, Minha boneca preferida tem 27 anos, essas são minhas datas legais nem te conto as trites. Muitos beijos pelo seu aniversario que esta chegando, agare seus gatinhos e seja muito feliz.Um abraço.

Calma que estou com pressa! disse...

oi Helena! desculpa a demora em vir aqui - e agora estou arrependida de não ter vindo e conhecer antes- nossa - nós temos tantas coisas em comum- adoro teus crochês- e eu amo fazer crochê- adoro pintar telhas tb e outras coisas, adoro reciclar o que é velho para os outros, tu tb enxerga com outros olhos o lixo- adoro gatos- e me emocionei com a história dos teus gatinhos - parabéns para vcs dois-
são muito fofos os teus filhotinhos- e existem gente ruim sim- muitas! eu tenho 3 gatos - a últim a nina veio parar na nossa garagem no natal - e depois descobrmos que ela ainda estava maamnd na mãe numa casa abandonada, e alguns seres mataram a mãezinha dela com requinte de crueldade- e agora ela teve 3 filhotes fofos e bem cuidados
adorei teu blog - tuas artes e tu primcipalmente -és de uma boa alma!
bjs

sil disse...

olá querida, passando pra te dizer que tem desafio pra vc no meu cantinho...

bjo fica com Deus!!

Coração de Feltro disse...

Olá minha aboborinha querida
Foi preciso ler tudinho ate ao final para ver o k te vai na alma. E não é pouco, não sra.
Todos nós passamos por fases mt más e negativas na nossa vida, umas + k outras e de formas diferentes mas decerto k fizeste tudo aquilo k axaste melhor para as tuas filhotas e só por elas já valeu a pena.
Gostei da parte final do teu pensamento. Desejo k ele se concretize e k superes as espectativas de realizares tudo aquilo k tens em mente e vais ver k consegues.
Mil bjokitas cheias de carinho deste Coração <3
Miká

Vanessa disse...

muito lindo seus trabalhinhos em crochê, parabéns!

Fernanda disse...

Olá aboborinha,
tal como o teu naperons, todos os dias acrescentamos uma laçada que é a nossa vida.
É bom desabafar, eu ainda não consegui, quem sabe um dia.
Não podes ter pensamentos negativos, bola para a frente.
Bjos.

Nica Crochê disse...

()""()
("( 'o' )
,-(____)|'--.
"=(o)==(o)='
DEI UMA PASSADINHA RÁPIDA...

:: (\_(\
*: (=' :') :*
.. (,('')('')¤°.¸¸.•´¯`* ..............
AQUELA BÁSICA ...

/)__/)
(=':'=)
(")_(")
PRA DEIXAR....


¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•
::: (\_(\ ...*...*...*...*...*...*...*...*...*...*...*...*
*: (=' :') : UM OII!!!!
•.. (,('')('')¤...*...*...*...*...*...*...*...*...*...*...*
¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•