terça-feira, 9 de março de 2010

Para quem gosta de côco... Para quem gosta de colecções: Museu dos Fósforos

Bom dia meninas(os)

A foto já conhecem e, como prometido vou deixar-lhes a receitinha, que é bem simples.
Esta receita foi-me cedida pela minha colega Ana Silva, a responsável por me ter iniciado na decoupage. Agora, ando eu atrás dela a ver se a convenço a fazer um blog, pois tem trabalhos lindos.

1 iogurte de côco
3 caixas de iogurte de açucar
2 caixas de iogurte de farinha
1/2 caixas de iogurte de óleo
1 colher de chá de fermento em pó
1 caixa de iogurte de côco ralado
3 ovos
raspa de limão (facultativo e de minha iniciativa)

Junta-se os ovos inteiros,,o iogurte e o côco,,mexe-se bem.,Junta-se em seguida os restantes ingredientes.
Unta-se a forma com manteiga e polvilhas-se com farinha e leva-se a cozer durante cerca de 30 minutos a 180º.

Como referi na postagem anterior, estive no Museu dos Fósforos e aconselho a visitarem.

O Museu está aberto das 10H às 17H, também aos fins de semana, e é gratuito.

Quando o visitei pela primeira vez, fui recebida pela filha do fundador do Museu, Aquiles da Mota Lima, que me contou como tudo começou.

Mas, para não me faltar nada, socorri-me da net e transcrevo o que encontrei e que bate certo com o que eu já sabia:

O Museu dos Fósforos representa a maior colecção filuminística da Europa, colecção essa iniciada em 1953 pelas mãos de Aquiles de Mota Lima, reconhecido cidadão Tomarense, que se destacou em actividades culturais de grande mérito.Esta colecção, viu o seu início na viagem de navio que Aquiles de Mota Lima realizou para Londres, onde iria assistir à coroação da Rainha Isabel II e onde travou conhecimento com uma coleccionadora americana de caixas de fósforos.Desde essa altura, foi um multiplicar de caixas que actualmente rondam as 43 mil, representando 122 países, quadros de pintores famosos, instrumentos musicais, filmes, vedetas, jóias e pedras preciosas, mitos e lendas. Portugal como não poderia deixar de ser também se encontra representado desde os primeiros "amorfos".Actualmente esta riquíssima colecção é pertença da Câmara Municipal de Tomar, uma vez que em 1980, foi doada pelo coleccionador e instalada no Convento de São Francisco.

À entrada, uma caravela feita em fósforos:

Uma foto geral, onde cada arco dá inicío a uma sala, com aspecto idêntico a esta:

O chão, em calçada portuguesa, as portadas e os tectos em madeira.

Caixas de fósforos de Portugal:

Estas, com receitas:De Espanha:também de Espanha: Do Brasil:

De França:Do Japão:
Caixas com os maiores fósforos:


Várias caixas que juntas formam um puzzle:


Estão fotos são um pequeníssimo exemplo do que podem encontrar. Tentei tirar dos países da maioria das minhas seguidoras.
Acrescento, que é um Museu onde não há perigo de levar crianças, pois, por muito irrequietas que sejam não conseguem estragar nada, as caixas de fósforos estão devidamente protegidas em expositores com vidro.
Acrescento que este Museu está a 2 minutos da Estação da CP e dá perfeitamente para um passeio diferente do habitual para pequenos e graúdos.
Resumindo a história: Já viram que com 2 pequenas peças se transformaram num grande património?
Espero que tenham gostado.
Beijinhos doces






10 comentários:

Ana Rita Teixeira disse...

Fiquei com vontade de visitar esse museu! Qualquer dia faço uma escapadinha a Tomar! Beijocas grandes!

☼ Carolina ☼ disse...

Hola! cómo estás? espero q todo bien
yo de a poco volviendo a la normalidad post terremoto!!
que lindo museo!!
besos
c@

Eliane disse...

Gostei de ver o Brasil representado ai em caixas de fosforos beijinhos doces a vc tambem.

Soraia Melo disse...

Oi minha amiga, obrigada pela receita..agora vou correr atras do iogurte e tentar fazer, parece delicioso!
Quanto ao passeio, ja te disse, gastaria horas olhando as caixinhas e lendo tudo....vc me deixa encantada com tudo isso, obrigada por compartilhar!
Quanto ao po de flocagem é um produto novo no mercado que serve para dar efeito de veludo nas forracoes das caixas.....talvez vc encontre na fios de alfazema, acho que ela tem alguns produros brasileiros a marca do brasileira é a Siquiplás. Fica muito giro o resultado, heleninha.
Beijos
Soraia Melo

Calma que estou com pressa! disse...

OI hELENA! ADOREI ESTE MUSEU DE FOSFOROS - ATÉ ISTO TEM AÍ EM pORTUGAL - ANTIGAMENTE AS CAIXNHAS ERAM TÃO BONITINHAS AQUI NO BRASIL, AGORA...
ADOREI O MUSEU DE OLARIA E AZULEJOS TB - AI QUE DELICIA - ADORARIA TRABALHAR NISTO TB-
E ESTE BOLO HEIN - TEM COCO NO MEIO ADORO--
ENTREI NUM FORUM DE BORDADOS - RECEBI UM EMAIL HOJE DELES VOU ENTRAR PRÁ VER SE ENTENDO DESTA VEZ
BJS

Linda disse...

Olá Amiga!
Estou voltando ao meu blogue e começando a fazer as visitas. Quero agradecer por todos os comentários que me deixaram.
Bons amigos são como estrelas, você nem sempre os vê mas...
sabe que eles estão lá!...
Deixo um grande abraço
Linda

Coração de Feltro disse...

Olá querida
Agora que vi as fotos recordo-me de algumas delas a circular =). É engraçada como o tempo passa, mas ao fim e ao cabo não passou tanto tempo assim. Isto é incrível =).
Qt ao bolito é capaz de ser 1 delicia, para quem gosta de coco ... tá claro =)
Bjokas do Coração♥
Miká

Tia Glória disse...

Encontrei o teu blog passeando pelo forum ticoeur.
Nunca tinha ouvido falar do museu dos fosforos.
Parece-me que deve ser muito interessante

ArteMarecos disse...

Mas que espectáculo!!! Obrigada por esta sua foto-reportagem!!! não sabia da existência do museu e gostei imenso de ver as fotos....
bjs e bom fds,
Teresa

Adelaide Mesquita disse...

Da próxima vez que for a tomar já vou à procura deste museu.Obrigada por ter divulgado
Beijinhos